A importância do manejo racional e bem-estar na reposição de bovinos de corte

November 11, 2022

Demanda uma abordagem multidisciplinar, com integração de conceitos de diversas áreas do conhecimento – fisiologia, genética, etologia e ecologia – e exige uma definição, clara e inequívoca, do que seja bem-estar animal. Neste texto, foi adotada a definição de Broom (1986), que caracterizou o bem-estar como o estado de um dado organismo, durante suas tentativas de se ajustar ao ambiente. 


  1. Bem estar animal
  2. Manejo Racional



1. Bem estar animal:


O bem-estar é uma característica de um animal, não é algo que possa ser fornecido a ele; assim, a ação humana pode melhorar o bem-estar animal, mas não se pode considerar bem-estar o fato de se proporcionar ao animal um recurso ou uma ação. O bem-estar pode variar entre muito ruim e muito bom. Não se pode simplesmente pensar em preservar e garantir o bem-estar, mas sim em melhorá-lo ou assegurar que ele seja bom. Atualmente diversas pesquisas têm demonstrado  que o bem-estar animal pode ser medido cientificamente, independentemente de considerações morais; assim, a medida e a interpretação do bem-estar devem ser objetivas. 



Há vários recursos e estímulos necessários para que os bovinos se encontrem em condições de bem-estar, como: 

  • o espaço em si, que deve permitir aos animais manterem suas atividades em um contexto social equilibrado;
  • os abrigos, que devem protegê-los dos rigores do clima;
  • e os alimentos, incluindo as forragens, a água e os suplementos, dentre outros.


Existem particularidades que definem os graus de necessidades para cada um desses recursos, dependendo das características genéticas e ambientais, como, por exemplo, a necessidade de sombra, que vai depender da capacidade de adaptação do animal ao calor. 


Portanto, os maiores riscos para a diminuição do bem-estar dos bovinos decorrem da ausência ou da deficiência de um ou mais recursos necessários, resultando no aumento da competição entre os animais, com prejuízos óbvios para os submissos.


É responsabilidade de quem cuida dos animais o atendimento dessas necessidades, garantindo boas condições de vida, por meio de ações de manejo adequadas


Ainda hoje é comum encontrarmos bovinos que são manejados com gritos, pancadas, uso de ferrão ou de choque; além dessas, há práticas de manejo bastante aversivas, como a marcação e a castração. Ações aversivas e necessidades não atendidas geralmente conduzem a respostas negativas, com o aumento do nível de medo dos animais em relação aos humanos, dificultando o manejo e resultando em estresse agudo ou crônico. Esses fatores combinados podem resultar em queda na produtividade e na qualidade dos produtos. 


2. Manejo racional


O manejo racional é o uso dos conhecimentos sobre a fisiologia e o comportamento animal nas práticas realizadas com os bovinos.


Na adoção do manejo racional dos bovinos, é fundamental que as pessoas envolvidas disponham de três condições básicas:

1) assumam atitude humanitária, reconhecendo-os como seres sencientes – que são capazes de sentir – e respeitem essas características;

2) conheçam o comportamento dos animais, tendo isso em conta no desenvolvimento das técnicas de criação e de manejo; 

3) tenham responsabilidade na execução das ações de manejo, reconhecendo as situações que colocam o bem-estar dos animais em risco e buscando alternativas para evitá-las ou minimizá-las. 


É fundamental aplicar o manejo racional nas ações rotineiras com o gado, no transporte e no abate. Com isso, será possível reduzir prejuízos, como animais feridos, redução no ganho de peso, perda da qualidade da carcaça, acidentes, entre outros. 


A mesma estratégia tem sido adotada para o desenvolvimento e implementação de boas práticas de manejo, envolvendo outros processos que integram a rotina de trato dos bovinos nas fazendas e nos frigoríficos. Com isso, proporcionam aos bovinos e às pessoas que com eles trabalham melhores condições de vida, com reflexos positivos na lucratividade do negócio da carne. 



Tem alguma dúvida?


FALE COM NOSSOS CONSULTORES TÉCNICOS CLICANDO AQUI E SAIBA COMO LIDAR NESSA SITUAÇÃO.



--

Referências bibliográficas:


BROOM, D. M. Indicators of poor welfare. British Veterinary Journal, v. 142, p. 524-526, 1986.

CHIQUITELLI NETO, M.; PARANHOS DA COSTA, M. J. R.; PÁSCOA, A. G.; WOLF, V. Manejo racional na vacinação de bovinos Nelore: uma avaliação preliminar da eficiência e qualidade do trabalho. In: JOSAHKIAN, L. A. (Ed.). CONGRESSO BRASILEIRO DAS RAÇAS ZEBUÍNAS, 5, 2002. Anais... Uberaba: ABCZ, 2002. p. 361-362.

PARANHOS DA COSTA, M. J. R.; COSTA E SILVA, E. V.; CHIQUITELLI NETO, M.; ROSA, M. S. Contribuição dos estudos de comportamento de bovinos para implementação de programas de qualidade de carne. In: ENCONTRO ANUAL DE ETOLOGIA, 20., 2002, Natal. Palestras... Natal: Sociedade Brasileira de Etologia, 2002. p. 71-89. SINGER, P. Liberação animal. Porto: Via Optima, 2000. 290 p


28 de abril de 2025
Como o cérebro do cavalo responde ao treinamento, à repetição e à ausência de estímulos
28 de abril de 2025
O impacto das novas medidas tarifárias entre EUA e China sobre os produtores e o comércio global de commodities.
26 de abril de 2025
Acesso Negado estreia no circuito de elite com genética de ponta, cifras milionárias e o desafio de manter um histórico impecável.
26 de abril de 2025
Descubra como os cavalos de rodeio são preparados com cuidados dignos de atletas profissionais
19 de abril de 2025
Uso inteligente do pasto, suplementação equilibrada e tecnologia transformam a produtividade do rebanho e a saúde do solo.
15 de abril de 2025
Batata-doce biofortificada e grão-de-bico nacional embarcam em missão espacial com a cantora, e mostram ao mundo o potencial da ciência agro no Brasil.
30 de março de 2025
Combinação de tecnologia de ponta, expertise e gestão eficiente impulsionam produtividade no cerrado
23 de março de 2025
Mercado deve crescer mais de 10% no próximo ano, impulsionado por inovação e regulamentação de bioinsumos
23 de março de 2025
Como essas provas nasceram, por que se concentram em certas regiões e quais são as características dos animais participantes
21 de março de 2025
Entenda os fatores que levaram a vaca Poesia, da raça Holandesa, a quebrar o recorde mundial de produção de leite
Mais Posts