Ocitocina, Solução ou Problema?

November 4, 2022


Você conhece a ocitocina injetável? Este hormônio está envolvido em diferentes funções reprodutivas e ordenha, entre as quais: contrações uterinas durante o parto, acasalamento e descida do leite.



Na ordenha de vacas leiteiras, a liberação de ocitocina tem papel fundamental para a manutenção da lactação e o controle da descida do leite. Isto significa que a sua liberação e tempo de ação são cruciais para uma ordenha completa e rápida. Naturalmente, os estímulos do bezerro nos tetos promovem a liberação da ocitocina. Porém em alguns casos, este hormônio é injetado nas vacas.


MAS POR QUÊ SERIA UM PROBLEMA?


Em razão das doses de ocitocina injetadas serem muito superiores aos níveis fisiológicos normais desse hormônio, ocorre um mecanismo de estimulação positiva, ou seja, uma dessensibilização dos receptores de ocitocina nas células mioepiteliais. Isto pode explicar porque as vacas se tornam “viciadas”, depois do uso continuado da ocitocina, ficando dependentes da injeção de ocitocina para a descida do leite.


Esse manejo de injeções pode ser estressante para os animais, além de elevar os custos de mão de obra da propriedade. Uma vez iniciado o uso de ocitocina, este procedimento dificilmente pode ser interrompido, caso contrário a descida do leite pode não ocorrer. Geralmente este manejo de retirada é feito somente quando a vaca seca.


Tem alguma dúvida?


Fale com nossos consultores técnicos clicando aqui e saiba como lidar nessa situação.


--

FONTE: https://www.milkpoint.com.br/colunas/marco-veiga-dos-santos/ocitocina-injetavel-durante-ordenha-solucao-ou-complicacao-205648n.aspx

Por Guilherme Sabadin 24 de outubro de 2025
No momento de maior umidade, produtores devem redobrar atenção ao manejo de cocho para manter o consumo, o GMD (Ganho Médio Diário) e controlar os custos da arroba
17 de outubro de 2025
Starlink reduz preço no Brasil: kit Mini por R$ 799 e plano residencial a R$ 164/mês impulsionam a conectividade rural. Entenda o impacto da medida no agronegócio e na inclusão digital.
8 de outubro de 2025
Startups brasileiras unem visão computacional, drones e algoritmos para pesar e contar bovinos no campo, reduzindo tempo de manejo e estresse animal.
30 de setembro de 2025
O esporte do passado que ressurge como um esporte divertido para estimular cavalos e cavaleiros.
26 de setembro de 2025
O bafômetro para vacas desenvolvido pela Agscent, inspirado em tecnologia da NASA, promete diagnosticar prenhez em segundos pelo hálito bovino. Entenda vantagens, desafios e impactos na pecuária.
23 de setembro de 2025
Descubra o teor ideal de matéria seca, os riscos de valores elevados e os cuidados necessários para garantir uma silagem nutritiva, bem fermentada e sem prejuízos na produção de leite.
19 de setembro de 2025
Descubra como o projeto de lei PL 293/25 pode trazer mais transparência, benefícios e desafios ao setor leiteiro.
16 de setembro de 2025
O abate de fêmeas supera o de machos no Brasil pela primeira vez desde 1997, segundo o IBGE. Entenda os motivos, consequências e os desafios para o futuro da pecuária de corte.
12 de setembro de 2025
As exportações em alta sustentam os preços da arroba no Brasil, garantindo um alívio importante para o setor pecuário em 2025.
9 de setembro de 2025
Beef on Dairy é a nova tendência da pecuária leiteira brasileira. Descubra como o uso de sêmen de corte em vacas leiteiras aumenta a rentabilidade, melhora o manejo e promove sustentabilidade.