Atenção, produtores: Expectativa de aumento nos preços da carne bovina a partir de 2025

October 1, 2024

Prepare-se para as mudanças no mercado e aproveite as oportunidades que vêm com a valorização da carne.



Preparem-se para o futuro! A partir de 2025, a carne bovina deverá apresentar uma elevação nos preços, refletindo mudanças no ciclo da pecuária. A consultoria Datagro projeta uma redução de 4,6% no abate de bovinos no Brasil em 2025, seguida de uma queda de 7,5% em 2026. Esse cenário é resultado da inversão do ciclo da pecuária, que tende a elevar os preços à medida que a produção diminui.


Para 2024, a previsão é que o país alcance um marco histórico com o abate de 37 milhões de cabeças de gado, o maior volume já registrado. Dados do IBGE mostram que no segundo trimestre de 2024, o Brasil atingiu um novo recorde com 9,96 milhões de bovinos abatidos, um aumento de 17,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa alta reflete a forte demanda nos mercados interno e externo, além da abundante oferta de gado.


Mato Grosso, o estado com o maior rebanho do país, também se destacou, com o Imea reportando um recorde de 949,58 mil toneladas de carne bovina no primeiro semestre de 2024.


Especialistas do Itaú BBA indicam que a oferta de carne bovina deve encerrar 2024 com um crescimento de 13%. Isso significa que os consumidores brasileiros também aumentaram seu consumo médio, com uma expectativa de 32 quilos por habitante.


O ciclo da pecuária é um fenômeno caracterizado por oscilações nos preços da carne e do gado, influenciado pela produção. Quando há um aumento no número de bezerros, os preços tendem a cair, levando a um aumento no abate de fêmeas. Com a diminuição do rebanho disponível, os pecuaristas começam a restringir as vendas para os frigoríficos, resultando em um aumento nos preços, que deve se intensificar entre 2025 e 2027.


A Embrapa Gado de Corte destaca que, embora a duração do ciclo esteja diminuindo, ele ainda gira em torno de 5 a 6 anos no Brasil. O aumento da produtividade no campo, com animais ganhando peso mais rapidamente, também contribui para abates mais precoces.


Os próximos anos trazem oportunidades significativas para os produtores. Com a expectativa de valorização da carne, é um excelente momento para se preparar e aproveitar as mudanças do mercado



--




Fonte:

https://www.band.uol.com.br/agro/noticias/prepare-o-bolso-carne-bovina-pode-ficar-mais-cara-em-2025-202409171220

Por Guilherme Sabadin 24 de outubro de 2025
No momento de maior umidade, produtores devem redobrar atenção ao manejo de cocho para manter o consumo, o GMD (Ganho Médio Diário) e controlar os custos da arroba
17 de outubro de 2025
Starlink reduz preço no Brasil: kit Mini por R$ 799 e plano residencial a R$ 164/mês impulsionam a conectividade rural. Entenda o impacto da medida no agronegócio e na inclusão digital.
8 de outubro de 2025
Startups brasileiras unem visão computacional, drones e algoritmos para pesar e contar bovinos no campo, reduzindo tempo de manejo e estresse animal.
30 de setembro de 2025
O esporte do passado que ressurge como um esporte divertido para estimular cavalos e cavaleiros.
26 de setembro de 2025
O bafômetro para vacas desenvolvido pela Agscent, inspirado em tecnologia da NASA, promete diagnosticar prenhez em segundos pelo hálito bovino. Entenda vantagens, desafios e impactos na pecuária.
23 de setembro de 2025
Descubra o teor ideal de matéria seca, os riscos de valores elevados e os cuidados necessários para garantir uma silagem nutritiva, bem fermentada e sem prejuízos na produção de leite.
19 de setembro de 2025
Descubra como o projeto de lei PL 293/25 pode trazer mais transparência, benefícios e desafios ao setor leiteiro.
16 de setembro de 2025
O abate de fêmeas supera o de machos no Brasil pela primeira vez desde 1997, segundo o IBGE. Entenda os motivos, consequências e os desafios para o futuro da pecuária de corte.
12 de setembro de 2025
As exportações em alta sustentam os preços da arroba no Brasil, garantindo um alívio importante para o setor pecuário em 2025.
9 de setembro de 2025
Beef on Dairy é a nova tendência da pecuária leiteira brasileira. Descubra como o uso de sêmen de corte em vacas leiteiras aumenta a rentabilidade, melhora o manejo e promove sustentabilidade.