Cavalos Crioulos: Uma Raça Extremamente Resistente

January 7, 2024

Curiosidades sobre a Raça Crioula: Resistência e Adaptabilidade



O crioulo é uma raça de cavalo brasileira, tendo como as principais pelagens 24 tonalidades e padrões, entre elas a mais comum na raça a pelagem Gateada, porém a preferida dos amantes da raça é o Mouro. 


O originário dos animais de sangue andaluz e berbere introduzidos no continente americano pelo espanhol ÁLVAR Núñez Cabeza de Vaca, nos primeiros anos após o descobrimento do Brasil, e os padres jesuítas Cristóvão de Mendonça e Pedro Romero, em localidades que hoje é o Estado do Rio Grande do Sul, em meados de 1634. Paralelamente, as criações foram se perdendo da comitiva de Cabeza de Vaca durante as suas campanhas, na região, e passaram a se criar livremente nas planícies do Sul no continente americano, vivendo em estado selvagem por cerca de quatro séculos. Nesse período, as duras condições do clima acabaram criando, através da seleção natural, uma raça extremamente resistente a alta amplitude térmica, quanto à seca e à falta de alimento. Normalmente são criados livres, em grandes pastos, e quando chegam à idade adulta são laçados e domados. 


Assim como os Mustang norte-americanos os animais que deram origem à raça crioula eram caçados e domados tanto pelos Índios cavaleiros, os Charruas, quanto pelos estancieiros da região. 


A principal prova de seleção da raça no Brasil é o Freio de Ouro. Essa prova envolve manobras e provas com gado. A grande final acontece todos os anos na Expointer, em Esteio-RS-Brasil.


Provas como a Morfologia e Mancha Crioula, são uma das mais competitivas entre os entusiastas da Raça, uma prova que preza pela estética e beleza da Raça. 


A Agros Nutrition, importando-se com as ferramentas de seleção da raça, e o bem-estar animal, desenvolveu um produto a base de Aminoácidos, com tecnologia L-Alfa, para proporcionar melhoramento morfológico e estético aos animais.


Principalmente quando o assunto é pelagem, a Meotina um dos aminoácidos que compões o EquiPrime, atua diretamente no melhoramento de pelo, através da renovação de tecido celular e nutrição do Animal, proporcionando, pelos fortes saudáveis, brilhantes e vigorosos, dando suporte aos organismos para atuações climáticas naturais em ação com a pelagem. 






--



Fontes: Daniel Sopeña e ABCCC 


Por Guilherme Sabadin 24 de outubro de 2025
No momento de maior umidade, produtores devem redobrar atenção ao manejo de cocho para manter o consumo, o GMD (Ganho Médio Diário) e controlar os custos da arroba
17 de outubro de 2025
Starlink reduz preço no Brasil: kit Mini por R$ 799 e plano residencial a R$ 164/mês impulsionam a conectividade rural. Entenda o impacto da medida no agronegócio e na inclusão digital.
8 de outubro de 2025
Startups brasileiras unem visão computacional, drones e algoritmos para pesar e contar bovinos no campo, reduzindo tempo de manejo e estresse animal.
30 de setembro de 2025
O esporte do passado que ressurge como um esporte divertido para estimular cavalos e cavaleiros.
26 de setembro de 2025
O bafômetro para vacas desenvolvido pela Agscent, inspirado em tecnologia da NASA, promete diagnosticar prenhez em segundos pelo hálito bovino. Entenda vantagens, desafios e impactos na pecuária.
23 de setembro de 2025
Descubra o teor ideal de matéria seca, os riscos de valores elevados e os cuidados necessários para garantir uma silagem nutritiva, bem fermentada e sem prejuízos na produção de leite.
19 de setembro de 2025
Descubra como o projeto de lei PL 293/25 pode trazer mais transparência, benefícios e desafios ao setor leiteiro.
16 de setembro de 2025
O abate de fêmeas supera o de machos no Brasil pela primeira vez desde 1997, segundo o IBGE. Entenda os motivos, consequências e os desafios para o futuro da pecuária de corte.
12 de setembro de 2025
As exportações em alta sustentam os preços da arroba no Brasil, garantindo um alívio importante para o setor pecuário em 2025.
9 de setembro de 2025
Beef on Dairy é a nova tendência da pecuária leiteira brasileira. Descubra como o uso de sêmen de corte em vacas leiteiras aumenta a rentabilidade, melhora o manejo e promove sustentabilidade.