Mato Grosso estima área e produtividade da safra 2022/23 de soja

Eduardo Gainete Ramos • June 27, 2022

Produtor do estado tem avançado sobre pastagens degradadas porque pecuaristas passam a enxergar vantagens em arrendar seus terrenos


O maior produtor de soja do Brasil, Mato Grosso, deve elevar ainda mais a área para o cultivo da oleaginosa na safra 2022/23. Apesar disso, segundo o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer, ainda que o produtor esteja aproveitando o aumento da rentabilidade da cultura, a tendência de incremento de terrenos para a semeadura este ano acontece em ritmo menos intenso do que o observado em 2021.

 

“Esse indicativo de aumento de área este ano ainda é um reflexo do ano passado. Os produtores estão migrando das áreas de pastagem porque a rentabilidade da cultura comparada com a pecuária tem melhorado e isso acaba estimulando o produtor a avançar sobre essas áreas do estado”, afirma.

 

De acordo com ele, o estabelecimento da soja em áreas de pastagens degradadas é, de fato, o que tem levado ao aumento das lavouras em Mato Grosso. Tal movimento foi de 10% na safra 2021/22 em comparação com a temporada 2020/21.

 

“Agora, para a próxima safra, essa elevação é em torno de 3%. É um aumento que acontece exatamente nestas áreas de pastagens degradadas. O pecuarista, às vezes desestimulado por conta de aumento de custos de produção e diminuição da rentabilidade, olha também a competitividade do arrendamento e as receitas que ele pode obter cedendo estas áreas para a agricultura […]”, explica.

 

Produtividade

 

Por conta das incertezas a respeito do clima da próxima safra e da quantidade de uso de fertilizantes que o produtor de soja terá à disposição, o Imea estabelece níveis de produtividade para o estado de acordo com o histórico dos últimos anos. “Conforme essas perspectivas iniciais, estamos em torno de 58,5 sacas por hectare, uma projeção um pouco menor do que a deste ano, mas, ainda assim, olhando o histórico e a capacidade do estado de entregar essa produtividade, plenamente alcançável. Com isso, chegamos a um nível de produção de soja em torno de 41,5 milhões de toneladas“, enfatiza Gauer.

 

A respeito da rentabilidade, o superintendente do Imea destaca que apesar de o produtor conseguir negociar a soja em patamares maiores do que estava acostumado no passado, o ano de 2022 será muito mais desafiador, com aumento de custos de produção e de custo de crédito, com dificuldades no acesso.

Tem alguma dúvida?

Entre em contato conosco pelo telefone abaixo ou


-----------------------

CLIQUE NESTE LINK 

-----------------------


para ter acesso a uma consultoria técnica gratuita

com um de nossos consultores.

 

+55 48 99925-2065


 

--

 

FONTE:

 

Portal da cidade – Lucas do Rio Verde

https://lucasdorioverde.portaldacidade.com/noticias/agronegocio/mato-grosso-estima-area-e-produtividade-da-safra-202223-de-soja-1021


Por Guilherme Sabadin 24 de outubro de 2025
No momento de maior umidade, produtores devem redobrar atenção ao manejo de cocho para manter o consumo, o GMD (Ganho Médio Diário) e controlar os custos da arroba
17 de outubro de 2025
Starlink reduz preço no Brasil: kit Mini por R$ 799 e plano residencial a R$ 164/mês impulsionam a conectividade rural. Entenda o impacto da medida no agronegócio e na inclusão digital.
8 de outubro de 2025
Startups brasileiras unem visão computacional, drones e algoritmos para pesar e contar bovinos no campo, reduzindo tempo de manejo e estresse animal.
30 de setembro de 2025
O esporte do passado que ressurge como um esporte divertido para estimular cavalos e cavaleiros.
26 de setembro de 2025
O bafômetro para vacas desenvolvido pela Agscent, inspirado em tecnologia da NASA, promete diagnosticar prenhez em segundos pelo hálito bovino. Entenda vantagens, desafios e impactos na pecuária.
23 de setembro de 2025
Descubra o teor ideal de matéria seca, os riscos de valores elevados e os cuidados necessários para garantir uma silagem nutritiva, bem fermentada e sem prejuízos na produção de leite.
19 de setembro de 2025
Descubra como o projeto de lei PL 293/25 pode trazer mais transparência, benefícios e desafios ao setor leiteiro.
16 de setembro de 2025
O abate de fêmeas supera o de machos no Brasil pela primeira vez desde 1997, segundo o IBGE. Entenda os motivos, consequências e os desafios para o futuro da pecuária de corte.
12 de setembro de 2025
As exportações em alta sustentam os preços da arroba no Brasil, garantindo um alívio importante para o setor pecuário em 2025.
9 de setembro de 2025
Beef on Dairy é a nova tendência da pecuária leiteira brasileira. Descubra como o uso de sêmen de corte em vacas leiteiras aumenta a rentabilidade, melhora o manejo e promove sustentabilidade.