Período de vazio sanitário da soja começa no Paraná

Eduardo Gainete Ramos • June 15, 2022

Durante esse período é proibido cultivar e manter a soja no campo. O objetivo é controlar fungos nas plantações


Iniciou na sexta-feira (10) o período do vazio sanitário da soja no Paraná. O período vai até 10 de setembro e durante esses 90 dias, não podem existir plantas vivas de soja nas lavouras.

 

O vazio sanitário é uma medida que tenta limitar a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática durante a entressafra e, consequentemente, reduzir a incidência e atrasar a ocorrência da doença na próxima safra.

 

Durante o período é proibido cultivar e manter a soja no campo.


"Fazendo esse vazio sanitário, você evita que as primeiras inoculações do fungo aconteçam mais cedo. Ou seja, deixa que elas aconteçam mais tarde e isso pode evitar ou diminuir a aplicação de fungicidas, com o objetivo de controlar a ferrugem asiática da soja", explica Eduardo Portelinha, agrônomo na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).


Este ano foi a primeira vez que o Ministério da Agricultura, por meio de uma portaria da Secretaria de Defesa Agropecuária, estabeleceu um calendário que deve ser seguido por todos os estados brasileiros.

 

"Depois do dia 10 de junho, o produtor com lavouras encontradas recebe um auto de infração, responde a um processo administrativo a respeito dessa irregularidade e não pode deixar de eliminar essas plantas", afirma Portelinha.


Durante período de vazio sanitário é proibido cultivar e manter a soja no campo.  A multa varia de acordo com fatores como área, histórico do produtor e se ele já teve infrações anteriores com a Adapar.


Na propriedade de Rodolpho Botelho, que fica no município de Candói, na região de Guarapuava, tem aveia plantada. Mas, ao olhar bem, é possível ver alguns pés de soja. “Vamos fazer um controle nessas pequenas plantas de soja, justamente para elas não se propagarem durante o inverno e também para não facilitar uma multiplicação desse fungo da ferrugem da soja”, diz o agricultor.


2022 foi a primeira vez que o Ministério da Agricultura estabeleceu um calendário que deve ser seguido por todos os estados brasileiros. Nesse período, seja em solo descoberto ou com cultivos de inverno, é preciso redobrar os cuidados. Se o fungo aparecer agora, pode comprometer a produtividade da soja no futuro.


É por isso que sempre nesse período do ano, Rodolpho fica atento – e, quando percebe algo fora do normal, coloca o pulverizador na lavoura para eliminar as plantas de soja.

"Um menor uso desse fungicida traz uma economia para o produtor rural. Uma economia para todo o setor. Então, temos que fazer o trabalho de casa para colher ganhos e frutos lá na frente", afirma Botelho.


Tem alguma dúvida?

Entre em contato conosco pelo telefone abaixo

ou CLIQUE NESTE LINK para ter acesso a uma

consultoria técnica gratuita com um de nossos

consultores.

 

  • +55 48 9925-2065

 

--

 

FONTE:


G1 Paraná

https://g1.globo.com/pr/parana/caminhos-do-campo/noticia/2022/06/12/periodo-de-vazio-sanitario-da-soja-comeca-no-parana-entenda.ghtml

Por Guilherme Sabadin 24 de outubro de 2025
No momento de maior umidade, produtores devem redobrar atenção ao manejo de cocho para manter o consumo, o GMD (Ganho Médio Diário) e controlar os custos da arroba
17 de outubro de 2025
Starlink reduz preço no Brasil: kit Mini por R$ 799 e plano residencial a R$ 164/mês impulsionam a conectividade rural. Entenda o impacto da medida no agronegócio e na inclusão digital.
8 de outubro de 2025
Startups brasileiras unem visão computacional, drones e algoritmos para pesar e contar bovinos no campo, reduzindo tempo de manejo e estresse animal.
30 de setembro de 2025
O esporte do passado que ressurge como um esporte divertido para estimular cavalos e cavaleiros.
26 de setembro de 2025
O bafômetro para vacas desenvolvido pela Agscent, inspirado em tecnologia da NASA, promete diagnosticar prenhez em segundos pelo hálito bovino. Entenda vantagens, desafios e impactos na pecuária.
23 de setembro de 2025
Descubra o teor ideal de matéria seca, os riscos de valores elevados e os cuidados necessários para garantir uma silagem nutritiva, bem fermentada e sem prejuízos na produção de leite.
19 de setembro de 2025
Descubra como o projeto de lei PL 293/25 pode trazer mais transparência, benefícios e desafios ao setor leiteiro.
16 de setembro de 2025
O abate de fêmeas supera o de machos no Brasil pela primeira vez desde 1997, segundo o IBGE. Entenda os motivos, consequências e os desafios para o futuro da pecuária de corte.
12 de setembro de 2025
As exportações em alta sustentam os preços da arroba no Brasil, garantindo um alívio importante para o setor pecuário em 2025.
9 de setembro de 2025
Beef on Dairy é a nova tendência da pecuária leiteira brasileira. Descubra como o uso de sêmen de corte em vacas leiteiras aumenta a rentabilidade, melhora o manejo e promove sustentabilidade.