Pneu de soja?

Eduardo Gainete Ramos • June 2, 2022

Além do óleo, farelo e grão, Brasil produz até pneu de soja

A goodyear, uma das maiores fabricantes do mundo, anuncia o lançamento do primeiro pneu produzido no Brasil que traz soja na composição

 

O Maior produtor e exportador de soja do mundo, o Brasil agora também produz pneu que traz o óleo de soja em sua composição, ao invés de derivados de petróleo.


O produto foi apresentado pela Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo. O modelo Wrangler Workhorse AT, fabricado em Americana, no interior de São Paulo, chega ao mercado nacional para equipar picapes e SUVs.


Segundo a fabricante, o pneu, que usa o óleo de soja como composto, “faz parte dos esforços de desenvolvimento e inovação da Goodyear para a formatação de um futuro mais sustentável”.


“A linha Wrangler Workhorse AT é a primeira produzida para a América Latina com um composto inédito de óleo de soja, trazendo uma melhor performance e mais sustentabilidade aos pneus”, ressalta a gerente sênior de marketing da divisão de pneus de passeio da Goodyear, Debora Da Cruz.

Debora explica ainda que o lançamento nacional do pneu com esse perfil para os segmentos de picapes e SUVs levou em consideração uma série de pesquisas realizadas pela companhia.


“Buscamos compreender o que os consumidores buscam e, no caso dos pneus para uso misto, concluímos que há uma preferência em torno de um produto que alia alto desempenho em diferentes terrenos a uma aplicação para o dia a dia das pessoas que utilizam os seus veículos para tarefas diversas, como trabalho, lazer, viagens, entre outras”, complementa.


A executiva considera que a atenção dos consumidores às questões ambientais foi reforçada nos últimos tempos, em que as pessoas passaram a se importar ainda mais com o futuro do planeta.


“No mercado automotivo, observamos que houve um aumento da demanda por picapes e SUVs, que são veículos ideais para trajetos em asfalto seco ou molhado e em estradas de terra, como nas regiões de predominância do agronegócio, que podem ser favorecidos justamente por um pneu de uso misto, como o Wrangler Workhorse AT”.


Pneu de soja


Segundo a Goodyear, além de se tratar de um composto renovável, o óleo de soja utilizado no Wrangler Workhorse AT proporciona melhor performance em diferentes temperaturas, o que confere ao pneu maior aderência à pista e melhora ainda mais o seu desempenho.


Desenvolvido para melhor performance em uso misto, a banda de rodagem do Wrangler Workhorse AT possui construção otimizada da estrutura e design com blocos mais largos de pneus off-road, trazendo excelente dirigibilidade em terrenos pavimentados e aumento da vida útil da banda de rodagem.


A maior cavidade dos sulcos auxilia no escoamento da água e garantem o contato do pneu com o asfalto, melhorando seu desempenho em piso molhado.


Em testes realizados no laboratório e no campo de provas da Goodyear, o Wrangler Workhorse AT obteve um resultado 20% maior em quilometragem e 4,6% de melhoria em consumo de combustível em comparação com o seu antecessor, o Wrangler Armortrac.


Em relação à performance e dirigibilidade, o Wrangler Workhorse AT obteve um resultado 22% superior em aquaplanagem nas curvas e 4% superior em frenagem no piso molhado comparado ao seu antecessor.

 

Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo telefone abaixo ou neste link para ter acesso a uma consultoria técnica gratuita com um de nossos consultores.


+55 48 9925-2065



--


FONTE:


Canal Rural

https://www.canalrural.com.br/noticias/nacional/alem-de-oleo-farelo-e-grao-brasil-produz-ate-pneu-de-soja/


Por Guilherme Sabadin 24 de outubro de 2025
No momento de maior umidade, produtores devem redobrar atenção ao manejo de cocho para manter o consumo, o GMD (Ganho Médio Diário) e controlar os custos da arroba
17 de outubro de 2025
Starlink reduz preço no Brasil: kit Mini por R$ 799 e plano residencial a R$ 164/mês impulsionam a conectividade rural. Entenda o impacto da medida no agronegócio e na inclusão digital.
8 de outubro de 2025
Startups brasileiras unem visão computacional, drones e algoritmos para pesar e contar bovinos no campo, reduzindo tempo de manejo e estresse animal.
30 de setembro de 2025
O esporte do passado que ressurge como um esporte divertido para estimular cavalos e cavaleiros.
26 de setembro de 2025
O bafômetro para vacas desenvolvido pela Agscent, inspirado em tecnologia da NASA, promete diagnosticar prenhez em segundos pelo hálito bovino. Entenda vantagens, desafios e impactos na pecuária.
23 de setembro de 2025
Descubra o teor ideal de matéria seca, os riscos de valores elevados e os cuidados necessários para garantir uma silagem nutritiva, bem fermentada e sem prejuízos na produção de leite.
19 de setembro de 2025
Descubra como o projeto de lei PL 293/25 pode trazer mais transparência, benefícios e desafios ao setor leiteiro.
16 de setembro de 2025
O abate de fêmeas supera o de machos no Brasil pela primeira vez desde 1997, segundo o IBGE. Entenda os motivos, consequências e os desafios para o futuro da pecuária de corte.
12 de setembro de 2025
As exportações em alta sustentam os preços da arroba no Brasil, garantindo um alívio importante para o setor pecuário em 2025.
9 de setembro de 2025
Beef on Dairy é a nova tendência da pecuária leiteira brasileira. Descubra como o uso de sêmen de corte em vacas leiteiras aumenta a rentabilidade, melhora o manejo e promove sustentabilidade.