Por que a demanda por commodities agrícolas vai perder o ritmo

Eduardo Gainete Ramos • July 7, 2022

Reflexos da guerra no leste europeu seguem afetando o mercado agrícola pelo mundo



Estimativas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em conjunto com a Organização para Agricultura e Alimentos (FAO) apontam que a demanda global por commodities agrícolas deve crescer 45% menos na próxima década em comparação a anterior.


A guerra entre Rússia e Ucrânia faz com que, sob o argumento de segurança nacional, países que vinham sendo pressionados a 

reduzir o apoio a seus produtores, podem voltar a elevar os subsídios. 


As entidades estimam que ao longo da próxima década menos commodities agrícolas serão destinadas à produção de ração animal. O crescimento da demanda para biocombustíveis e outros usos industriais também deve arrefecer. 


Na queda inclui-se a China, que devido ao investimento no seu sistema de produção ode aves e suínos, melhorou expressivamente sua conversão alimentar. O país também não deve alcançar sua meta de misturar 10% de etanol à gasolina até 2031, mantendo-se nos 2% atuais. O mandato do E10 tinha, entre outros objetivos, reduzir os elevados estoques do cereal, o que efetivamente ocorreu. Com estoques menores, o incentivo para se aumentar o uso de etanol vem diminuindo. 


Ainda que em ritmo menor, a demanda por alimentos segue crescendo. A expectativa é que a produção de commodities agrícolas permaneça concentrada nos atuais players globais, como o Brasil. 


Tem alguma dúvida?

Entre em contato conosco pelo telefone abaixo ou


-----------------------

CLIQUE NESTE LINK 

-----------------------


para ter acesso a uma consultoria técnica gratuita

com um de nossos consultores.

 

+55 48 99925-2065


 

--

 


Fonte:

https://braziljournal.com/por-que-a-demanda-por-commodities-agricolas-vai-perder-o-ritmo/ 


Por Guilherme Sabadin 24 de outubro de 2025
No momento de maior umidade, produtores devem redobrar atenção ao manejo de cocho para manter o consumo, o GMD (Ganho Médio Diário) e controlar os custos da arroba
17 de outubro de 2025
Starlink reduz preço no Brasil: kit Mini por R$ 799 e plano residencial a R$ 164/mês impulsionam a conectividade rural. Entenda o impacto da medida no agronegócio e na inclusão digital.
8 de outubro de 2025
Startups brasileiras unem visão computacional, drones e algoritmos para pesar e contar bovinos no campo, reduzindo tempo de manejo e estresse animal.
30 de setembro de 2025
O esporte do passado que ressurge como um esporte divertido para estimular cavalos e cavaleiros.
26 de setembro de 2025
O bafômetro para vacas desenvolvido pela Agscent, inspirado em tecnologia da NASA, promete diagnosticar prenhez em segundos pelo hálito bovino. Entenda vantagens, desafios e impactos na pecuária.
23 de setembro de 2025
Descubra o teor ideal de matéria seca, os riscos de valores elevados e os cuidados necessários para garantir uma silagem nutritiva, bem fermentada e sem prejuízos na produção de leite.
19 de setembro de 2025
Descubra como o projeto de lei PL 293/25 pode trazer mais transparência, benefícios e desafios ao setor leiteiro.
16 de setembro de 2025
O abate de fêmeas supera o de machos no Brasil pela primeira vez desde 1997, segundo o IBGE. Entenda os motivos, consequências e os desafios para o futuro da pecuária de corte.
12 de setembro de 2025
As exportações em alta sustentam os preços da arroba no Brasil, garantindo um alívio importante para o setor pecuário em 2025.
9 de setembro de 2025
Beef on Dairy é a nova tendência da pecuária leiteira brasileira. Descubra como o uso de sêmen de corte em vacas leiteiras aumenta a rentabilidade, melhora o manejo e promove sustentabilidade.