Posso fazer cerveja com soja?

Eduardo Gainete Ramos • June 7, 2022

Empresa cria cerveja à base de soja em Mato Grosso do Sul



A cervejaria artesanal Moagem tem cervejas que levam tereré e guavira em sua base, homenageando as tradições sul-mato-grossenses. O empresário Felipe Zuffo decidiu inovar e criar a Soy Bier. Isso mesmo: uma bebida que tem a soja da região de São Gabriel do Oeste (MS) em sua composição.


“Muitos estilos de cerveja surgiram disso, de fatores regionais, mundo afora. O equipamento que se tinha disponível na região, o conhecimento e técnicas para produção, e muitas vezes também os ingredientes disponíveis, eram fatores predominantes que definiam o produto final”, diz Felipe Zuffo. Assim, a empresa decidiu investir em ingredientes locais.


A soja é selecionada pelo agrônomo e agricultor Nilsso Zuffo, pai do Felipe. Ele detém uma empresa de pesquisa e consultoria agrícola e fechou essa parceria de sucesso com o filho, chegando a produzir mil litros da cerveja em um só mês.


De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS), André Dobashi, além da ideia de se criar uma cerveja com soja ser genial, com aposta na nossa produção local, a ação comprova o dinamismo dos grãos produzidos na região.

“A soja está mais presente no nosso dia a dia, mais do que imaginamos. Óleo de cozinha, manteiga, shoyu, no formato de farinha, de queijo, suplemento proteico, entre muitos outros. A versatilidade faz com que os derivados do grão, entrem na casa dos brasileiros, de todas as classes sociais, da cesta básica ao cardápio mais sofisticado”, afirma Dobashi.


“A cerveja faz parte das confraternizações brasileiras e a soja tem atingido safras recordes consecutivas, pela eficiência do produtor aliada à evolução científica. Isso pode estimular um casamento perfeito, a médio prazo”, aposta o presidente da Aprosoja-MS.


Por enquanto, a comercialização da Soy Bier é local, apenas em Mato Grosso do Sul, mas deve ganhar novos rumos, se depender do empenho dos empresários.


Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo telefone abaixo ou neste link para ter acesso a uma consultoria técnica gratuita com um de nossos consultores.


+55 48 9925-2065



--


FONTE:


Canal Rural

https://www.canalrural.com.br/projeto-soja-brasil/cerveja-a-base-de-soja-ms/

Por Guilherme Sabadin 24 de outubro de 2025
No momento de maior umidade, produtores devem redobrar atenção ao manejo de cocho para manter o consumo, o GMD (Ganho Médio Diário) e controlar os custos da arroba
17 de outubro de 2025
Starlink reduz preço no Brasil: kit Mini por R$ 799 e plano residencial a R$ 164/mês impulsionam a conectividade rural. Entenda o impacto da medida no agronegócio e na inclusão digital.
8 de outubro de 2025
Startups brasileiras unem visão computacional, drones e algoritmos para pesar e contar bovinos no campo, reduzindo tempo de manejo e estresse animal.
30 de setembro de 2025
O esporte do passado que ressurge como um esporte divertido para estimular cavalos e cavaleiros.
26 de setembro de 2025
O bafômetro para vacas desenvolvido pela Agscent, inspirado em tecnologia da NASA, promete diagnosticar prenhez em segundos pelo hálito bovino. Entenda vantagens, desafios e impactos na pecuária.
23 de setembro de 2025
Descubra o teor ideal de matéria seca, os riscos de valores elevados e os cuidados necessários para garantir uma silagem nutritiva, bem fermentada e sem prejuízos na produção de leite.
19 de setembro de 2025
Descubra como o projeto de lei PL 293/25 pode trazer mais transparência, benefícios e desafios ao setor leiteiro.
16 de setembro de 2025
O abate de fêmeas supera o de machos no Brasil pela primeira vez desde 1997, segundo o IBGE. Entenda os motivos, consequências e os desafios para o futuro da pecuária de corte.
12 de setembro de 2025
As exportações em alta sustentam os preços da arroba no Brasil, garantindo um alívio importante para o setor pecuário em 2025.
9 de setembro de 2025
Beef on Dairy é a nova tendência da pecuária leiteira brasileira. Descubra como o uso de sêmen de corte em vacas leiteiras aumenta a rentabilidade, melhora o manejo e promove sustentabilidade.