Retomada no Preço do Leite

October 13, 2023

Comportamento da economia brasileira e fenômeno climático trazem esperança e desafios ao produtor


1.    Impacto das importações

2.    Comportamento econômico traz esperança

3.    Fenômeno climático desafiador

4.    Como a Agros irá te ajudar?

 

1-   Impacto das importações


Neste ano de 2023 as importações de quase 96 milhões de toneladas de leite em pó entre janeiro e Julho, culminou na baixa do preço pago pelo leite brasileiro, problema que ainda nos assola na reta final deste ano. O volume de importações de leite e derivados foi 159% maior em comparação com o mesmo período de 2022. Esta situação evidenciou o quão importante se faz o planejamento dentro de uma fazenda leiteira, visto que com o ocorrido deixou ainda mais estreita a margem de lucro do produtor brasileiro, que em muito dos casos teve de deixar a atividade em detrimento da baixa rentabilidade.


2-   Comportamento econômico traz esperança


No entanto as expectativas para o ano 2024 são de melhora. As importações continuarão ocorrendo, porém de maneira menos expressiva. Além disso, pequenas alterações na economia podem aumentar a demanda de leite e derivados no Brasil. Com a inflação prevista pelo IPC perto de 5%, estima-se que o PIB aumente 2% neste ano. Contudo, o desemprego está na casa dos 8%, perto do nível mais baixo desta década, outrossim, há indícios de aumentos salariais em alguns estados do Brasil, mesmo que tímidos, podem indicar melhor poder de compra do consumidor brasileiro. E por fim, há grande pressão política para que sejam impostas algumas restrições a cerca da importação de lácteos.


3-   Fenômeno climático desafiador


Em relação as condições climáticas para safra 23/24, temos a confirmação de El Niño, que pode maximizar a produção leiteira no sul do país e enfraquece-la do centro-oeste para cima. O fato é que o planejamento e tecnificação da produção se faz cada vez mais necessária para aumentar a margem de lucro do produtor, dando-o mais autonomia nas tomadas de decisão.


4-   Como a Agros irá te ajudar?


As previsões podem ser confortantes ou desafiadoras, em todo caso, nós da Agros Nutrition estamos a disposição para ajuda-los a combater as crises econômicas e climáticas. Nossa fantástica equipe, especialista em lidar com momentos de crise, te ajuda a posicionar produtos como Lacton que é composto por aminoácidos de origem nobre e altamente tecnológico e nossos Núcleos que possuem minerais quelatados facilitando sua absorção, de maneira a tornar sua produção mais eficiente!


FALE COM NOSSOS CONSULTORES TÉCNICOS CLICANDO AQUI E SAIBA COMO LIDAR NESSA SITUAÇÃO.




--


Fonte: https://www.milkpoint.com.br/noticias-e-mercado/giro-noticias/rabobank-preve-cenario-otimista-para-2024-235000/?acao=ed728de6-756d-4c6a-be6f-1f6d320feb5f

28 de abril de 2025
Como o cérebro do cavalo responde ao treinamento, à repetição e à ausência de estímulos
28 de abril de 2025
O impacto das novas medidas tarifárias entre EUA e China sobre os produtores e o comércio global de commodities.
26 de abril de 2025
Acesso Negado estreia no circuito de elite com genética de ponta, cifras milionárias e o desafio de manter um histórico impecável.
26 de abril de 2025
Descubra como os cavalos de rodeio são preparados com cuidados dignos de atletas profissionais
19 de abril de 2025
Uso inteligente do pasto, suplementação equilibrada e tecnologia transformam a produtividade do rebanho e a saúde do solo.
15 de abril de 2025
Batata-doce biofortificada e grão-de-bico nacional embarcam em missão espacial com a cantora, e mostram ao mundo o potencial da ciência agro no Brasil.
30 de março de 2025
Combinação de tecnologia de ponta, expertise e gestão eficiente impulsionam produtividade no cerrado
23 de março de 2025
Mercado deve crescer mais de 10% no próximo ano, impulsionado por inovação e regulamentação de bioinsumos
23 de março de 2025
Como essas provas nasceram, por que se concentram em certas regiões e quais são as características dos animais participantes
21 de março de 2025
Entenda os fatores que levaram a vaca Poesia, da raça Holandesa, a quebrar o recorde mundial de produção de leite
Mais Posts