Retomada no Preço do Leite

October 13, 2023

Comportamento da economia brasileira e fenômeno climático trazem esperança e desafios ao produtor


1.    Impacto das importações

2.    Comportamento econômico traz esperança

3.    Fenômeno climático desafiador

4.    Como a Agros irá te ajudar?

 

1-   Impacto das importações


Neste ano de 2023 as importações de quase 96 milhões de toneladas de leite em pó entre janeiro e Julho, culminou na baixa do preço pago pelo leite brasileiro, problema que ainda nos assola na reta final deste ano. O volume de importações de leite e derivados foi 159% maior em comparação com o mesmo período de 2022. Esta situação evidenciou o quão importante se faz o planejamento dentro de uma fazenda leiteira, visto que com o ocorrido deixou ainda mais estreita a margem de lucro do produtor brasileiro, que em muito dos casos teve de deixar a atividade em detrimento da baixa rentabilidade.


2-   Comportamento econômico traz esperança


No entanto as expectativas para o ano 2024 são de melhora. As importações continuarão ocorrendo, porém de maneira menos expressiva. Além disso, pequenas alterações na economia podem aumentar a demanda de leite e derivados no Brasil. Com a inflação prevista pelo IPC perto de 5%, estima-se que o PIB aumente 2% neste ano. Contudo, o desemprego está na casa dos 8%, perto do nível mais baixo desta década, outrossim, há indícios de aumentos salariais em alguns estados do Brasil, mesmo que tímidos, podem indicar melhor poder de compra do consumidor brasileiro. E por fim, há grande pressão política para que sejam impostas algumas restrições a cerca da importação de lácteos.


3-   Fenômeno climático desafiador


Em relação as condições climáticas para safra 23/24, temos a confirmação de El Niño, que pode maximizar a produção leiteira no sul do país e enfraquece-la do centro-oeste para cima. O fato é que o planejamento e tecnificação da produção se faz cada vez mais necessária para aumentar a margem de lucro do produtor, dando-o mais autonomia nas tomadas de decisão.


4-   Como a Agros irá te ajudar?


As previsões podem ser confortantes ou desafiadoras, em todo caso, nós da Agros Nutrition estamos a disposição para ajuda-los a combater as crises econômicas e climáticas. Nossa fantástica equipe, especialista em lidar com momentos de crise, te ajuda a posicionar produtos como Lacton que é composto por aminoácidos de origem nobre e altamente tecnológico e nossos Núcleos que possuem minerais quelatados facilitando sua absorção, de maneira a tornar sua produção mais eficiente!


FALE COM NOSSOS CONSULTORES TÉCNICOS CLICANDO AQUI E SAIBA COMO LIDAR NESSA SITUAÇÃO.




--


Fonte: https://www.milkpoint.com.br/noticias-e-mercado/giro-noticias/rabobank-preve-cenario-otimista-para-2024-235000/?acao=ed728de6-756d-4c6a-be6f-1f6d320feb5f

Por Guilherme Sabadin 24 de outubro de 2025
No momento de maior umidade, produtores devem redobrar atenção ao manejo de cocho para manter o consumo, o GMD (Ganho Médio Diário) e controlar os custos da arroba
17 de outubro de 2025
Starlink reduz preço no Brasil: kit Mini por R$ 799 e plano residencial a R$ 164/mês impulsionam a conectividade rural. Entenda o impacto da medida no agronegócio e na inclusão digital.
8 de outubro de 2025
Startups brasileiras unem visão computacional, drones e algoritmos para pesar e contar bovinos no campo, reduzindo tempo de manejo e estresse animal.
30 de setembro de 2025
O esporte do passado que ressurge como um esporte divertido para estimular cavalos e cavaleiros.
26 de setembro de 2025
O bafômetro para vacas desenvolvido pela Agscent, inspirado em tecnologia da NASA, promete diagnosticar prenhez em segundos pelo hálito bovino. Entenda vantagens, desafios e impactos na pecuária.
23 de setembro de 2025
Descubra o teor ideal de matéria seca, os riscos de valores elevados e os cuidados necessários para garantir uma silagem nutritiva, bem fermentada e sem prejuízos na produção de leite.
19 de setembro de 2025
Descubra como o projeto de lei PL 293/25 pode trazer mais transparência, benefícios e desafios ao setor leiteiro.
16 de setembro de 2025
O abate de fêmeas supera o de machos no Brasil pela primeira vez desde 1997, segundo o IBGE. Entenda os motivos, consequências e os desafios para o futuro da pecuária de corte.
12 de setembro de 2025
As exportações em alta sustentam os preços da arroba no Brasil, garantindo um alívio importante para o setor pecuário em 2025.
9 de setembro de 2025
Beef on Dairy é a nova tendência da pecuária leiteira brasileira. Descubra como o uso de sêmen de corte em vacas leiteiras aumenta a rentabilidade, melhora o manejo e promove sustentabilidade.